Pular para o conteúdo principal

Glassworks

Se flutuasse uma pedra
Nessa água imensa
Como as coisas se diriam?

Se cortasse a árvore
Com tronco, galho e tudo
Mas ela não caísse
Como explicaria?

Se o vento que ventasse furioso
Não movesse nada
Ou se todas as coisas na verdade
É que movessem o vento?

E se o gosto de tudo
Fosse do gosto do nada?

E se a interrogação
Não fosse interrogação
Mas pura exclamação
De uma simples insatisfação?

E se o simples fosse
Tão simples ou mais pudera
Que fosse tão complicado
Que seria simples de se explicar?

E se o menino que não sabe nada
Soubesse mais do que o necessário
Do que é necessário ser sabido?

E se nada se formasse
Desse nada?

E se todo movimento
Não tivesse direção
Ou toda direção
Não tivesse caminho
Ou se todo caminho
Fosse puro, transparente
E sem movimento?

E se toda alma fosse cética
E todo ceticismo tivesse a fé
De que cada alma é como uma pedra
Que flutua sobre água
E que não se explica
E que não se move
E que não pode
Ou satisfaz
Ou não sabe
E não tem gosto
Ou cheiro
Ou som
Do nada?

A resposta mais certa
Entre o aplauso do circo
E o momento de ir embora.
Entre o aplauso de pânico
E o momento de ir embora
A resposta mais errada

E se houvesse alguém
Que enquanto o mundo se danifica em transformação
Não se importasse em simplesmente
Virar expectador diante de tudo
Quando tudo perdeu o movimento ou a cor?
O que diria do morto que não quer se deitar?
Do pássaro que sabe das asas que tem
Mas não quer voar?
Da flor que se orgulharia de sua beleza
Mas opta por murchar?

Como se dá discernimento do deus que tudo pode
Mas tem preguiça de tentar?

Maravilhoso uivo de tristeza na campina alta
Menino menina de braços abertos
Sorri chora alegretristemente

Quando perde o gosto de tudo
Lembrou-se de si
E lembrou-se de si
E lembrou-se de si
E lembrou-se de si.
E lembrou-se do primeiro choro no mundo.
Mas quando perde o gosto de tudo
Não volta como era antes.

No porto da despedida
Metade que fica vai
Metade que vai fica
E quando volta
Volta mais medade do já que foi
E fica mais dobro do que já foi

Mas e se o barco afundasse
Na água?
Ou a água encobrisse o barco?
E tudo permanecesse igual?

E se a nossa importância
Não fosse nossa importância?

E se Deus não precisasse de nós?
Por que Se importaria?

E se o fogo queimasse mas não doesse?
Valeria tentar?

E se a luz não iluminasse?
Ou se o vidro não deixasse passar
Ou se a imagem que ele nos mostra, fosse aquilo que queremos ver?
E se o reflexo do retorno nos mostrasse diferentes?

E se a curiosidade não resolvesse nada?
E se a resolução não fosse o bastante?
E se percebessemos que temos mais dentro
Do que fora?
E se o que tem dentro não fosse o suficiente?
Ou se o suficiente não fosse o bastante?
E se o sonho não fosse o bastante?

Como se a bondade não fosse o bastante.
O amor não fosse o bastante.

E se a vida simplesmente não fosse?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

One For the Road

Estou em dúvidas entre Uísque e Conhaque sobre qual é a minha bebida favorita. Na época da faculdade todos os amigos tinham sua bebida favorita. O Márcio dizia "Licôr de Kiwi é o canal. Essa bebida é muito boa!", mas eu só não vomitei por educação. A Ana Paula odiava cerveja "porque dá barriga", e a Heloísa provocava dizendo que o que dá barriga é sair com todo mundo da turma. Ana Paula era uma cínica, e dizia que não entendia nunca esse comentário, mas entendia que cerveja não era com ela. Uísque tem uma variação de teor alcóolico que vai de 35% a 45%, isso sem contar o glamour pelo preço da garrafa. Quanto mais você está na camada da pobreza, mais facilmente você se enobrece e se enche de inimigos. Conhaque é a bebida de quem já chegou no fim da linha, mas há uma graça um tanto universitária na escolha da cachaça artesanal. Tivemos um amigo chamado Amendóim que morreu com menos de 30 anos por causa de bebida. Ele começou com a cerveja e terminou com a cachaça, mas...

Resignação

Nunca te abriram uma porta Só te trouxeram este tumor Quando pensava que colher flores Era um gesto válido de amor. Mas olha só pro que colheu Olha bem pro que tem em tuas mãos O que tolheu a vida inteira, já morreu E o solo onde pisa não é ramo, é chão Trouxeram-te um drink Está aí em cima Trouxeram-te até A tentativa tola de um verso fazer rima. Sim, te elogiaram os sapatos Ou até mesmo uma certa eloquência Mas é só, nada mais Só tem o chão que pisa com frequência. E agora que nada tem a entregar Senão a menção daquilo que te ilude Aquilo que o desejo leva na lombar Quando a cabeça deita e o descanso alude Agora, dizem, pare com as palavras Abandona toda tua vontade Desta rua segura que te lavra Larga para trás esta cidade. Este largo, que o perdido olhar Ante a tempestade sustenta e esfria Esta ilha que deixa a barca atracar Que traz no pensamento a fantasia. Ainda que orne a casa de ramagem E ainda que nutra na dor algum riso O que tem fora é luz que queima e que arde O que tem em ...

A Casa que nos Resta

Há um lugar Que quero sempre visitar. Que clama por mim Ou quem o clama sou eu? Um pedaço de chão Recôndito, recluso, difícil de encontrar. Esse lugar, simples lugar. Um pedaço de terra Um arbusto aqui, outro ali Salpicada como tempero E as flores que você plantou Para você colher. Esse lugar que se confunde Com o conforto cálido do ar E a maciez lívida do toque E o aroma doce do hálito Um lugar que afaga a inquietude Que transforma o solo que míngua Em um caudaloso açude. Há, que pareça sonho, um lugar assim Onde as vozes soam Como o primeiro pranto da aurora E as teias de luz que se desenham Para embalar o renascer. E lá chegando, deitaremos na grama Não sentiremos vergonha Nem da lágrima Nem da mágoa Nem da vontade de sorrir. Largaremos para trás O fardo venenoso da memória E faremos do presente momento Uma nova história. Lá, no lugar embrionário Teremos a plena certeza De que repousamos no olhar A nossa sincera natureza. Há algo assim, de Belo De extraordinário Há, no infinito dos ...