Estive pensando sobre Paulo Freire.
Quando um homem usa sua inteligência para ajudar aos outros ele é chamado de criminoso, como Paulo Freire é chamado. Agora quando um homem usa seus esforços para enriquecer, mesmo que às custas da saúde física e mental de milhares de outras pessoas, ele é chamado de gênio. Estes seriam steve jobs, bill gates, elon musk e jeff bezos. Aqui no Brasil temos os nossos: luciano hang, eduardo saverin, jorge lemann, marcel hermann telles. Estes são os donos do país.
Não existe nada mais obsceno na sociedade moderna do que a existência de bilionários. Estas pessoas estão acima das regras e acima das leis. Como sociedade queremos acreditar que existe ética em seus comportamentos, mas não existe. Nossa sociedade falhou nesse aspecto. Um bilionário só pagaria pelos seus próprios crimes se um dia atentasse contra o próprio sistema que o enriqueceu, e implacável, o sistema o destruiria.
Luciano Hang na CPI da Covid foi uma demonstração disso. A CPI tem sido um verdadeiro exercício de como funciona o poder na prática: ele é corrupto e indecente. Os amigos do rei são intocáveis e tem a liberdade para debochar daquilo que os ameaça; os palhaços também podem ser amigos do rei. Não foi por acaso que ao final da comissão luciano hang esteve acompanhado de ninguém menos que o filho do próprio presidente, flábio bolsonaro.
Há alguém nesse mundo que acredita que um homem bilionário, cometendo um crime, pagaria por eles? O sistema penal em países como o Brasil existe apenas como instrumento de controle dos mais pobres e nada mais. Acreditar que é possível enriquecer honestamente é uma fantasia capitalista. Eu me lembro de uma: Riquinho, o menino milionário que tinha seu próprio McDonald's em casa, cujos pais eram benevolentes e não demitiam ninguém. Verdadeiros exemplos de ricos honrados, mas claro, puramente fantasia.
Quem coloca os alvos e determina aos caçadores de recompensas quem são os inimigos do sistema é o próprio sistema. E para o Brasil, todo aquele que tenta mudar a vastidão de injustiça que existe nessas terras é um criminoso. Toda e qualquer figura que aponta às massas o quanto somos roubados, enganados, violados e privados de dignidade, estes são os criminosos. Nosso país é uma distopia real.
Para o Brasil, Paulo Freire é um criminoso, luciano hang é um herói. Professores e cientistas são vagabundos em excesso. Bilionários são pessoas honradas. Está muito claro quem são os amigos do rei.
Não existe justiça onde existe poder.