Pular para o conteúdo principal

Eu Posso?


Poderia eu te dizer que não há estrelas suficientes no céu
Nem grãos de areia no mar
E me dobrar sobre esta afirmação comum
Apenas pra agir no meu gesto de amar?
Com simplicidade não me contento
Embora o amor seja complexo
E tem o simples de intento
Com atitudes sem nexo.

Pois diria a princípio, com palavras rupestres
De rudeza artística
De por pura clareza
Com suma da beleza...
Palavras sem vão
Discursos sem vão
Caminhos sem vão.

Seria o bastante apenas o olhar desejoso
O gesto carinhoso
O feito ambíguo, embora sempre preciso
O medo inimigo de ficar sem comigo
A volta insana de castelo a choupana
De Almira a Joana
De Karina a Zumira
De farinha esparsa
De alimento e farsa
Deixar minha cultura
Deixar minha política
Deixar minha loucura
Deixar minhas vestes
Deixar minhas pestes
Deixar minhas doenças
Deixar minhas benças?
Seria possível e suficiente
Agir como louco e demente
Agir como pobre doente
Agir como rico servente
Ser fértil porém negar tudo
Ou estéril e cultivar duro
O caco de veias voláteis
O naco de velas portáteis?
Seria ainda o bastante
O equilíbrio sobre o barbante
O inconciso em breve instante?

Posso com lincença te dizer
Que tudo isso é muito demais para nós?
Que desatando seremos tal pós?
Que libertando voaremos a vós?
Que aprisionando chorarás por nós?

Seria possível o impossível
De crer naquilo que é crível
De ser naquilo que é sível
De ver naquilo que é vivel?
Viver com a nau conversível?

Seria possível
Respirar com tuberculose?
Aprender de tudo com osmose?
Rimar como quem propose?
Soar sorrateiro esclerose?

Sim soa possível assim
Saber quebrantar o espírito
Surtar conviver com espirro
Suar quem jantar com esquivos.
Sim sim soa muito possível
Suar a assumida certeza
Esquecer da sua própria dureza
Molar a sua própria moleza
Seria possível viver de escureza
Seria impossível nadar sobre a mesa.

Preencher antigas lacunas
E viver com vintentos buracos
Romper com alunos alunas
Rimar sem saber suas dunas.
Seria possível absorver seu camelos
Camelôs com vidraças de gelos.

Mas nada disso importa
Não, nada disso importa realmente
A vida é já bem dita demente
A escolha é já bem dita demente
Só não quer sentir quem não sente
Ver coisa como alguém que só mente
E mentir já faz parte da vida
Pois eu minto que sou um humano
Eu pinto a farsa de mil anos
Eu vivo a reina de delanos.
E sou apenas humano.
Sou apenas
Sou humano.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.