Pular para o conteúdo principal

A corredeira

Árvores, pedras, um rio correndo, um ruído que não dói os ouvidos e que nem fere a alma, um ar puro, uma cor verde, marrom e cinza. No céu, azul. Só. Isso é o bastante pra descrever o cenário. Não é bucolismo e nem romantismo. Trata-se daquilo que roubamos de nós mesmos.

E quando foi que deixei de ser homem e virei máquina? Tudo na hora, tudo pra cima, tudo pra baixo. Hora pra sair, pra entrar, pra dormir e pra acordar. Hora pra se amar. Tem hora até pra sexo, pois quando vou a um bordel, eu pago e me dão uma hora pra sair dali rapidinho. A hora do rush e do fast. Faster and Deeper, mas não tão deeper porque é bordel, não psiquiatra. Faria uma amizade fácil, mas uma amizade financiada.

Esquece-se de tudo na beira do rio. Ele corre e leva os pensamentos pra bem longe. Logo ali do lado um perfume estranho, outrora familiar. Ela sorri, olha pra dentro de si mesma, ou para o fundo da água, tentando se encontrar. Não há dor nem alegria, não há nada. Não há sequer um vestígio de pensamento. Eis a vantagem maior do pensamento puro, que é atingir o ponto máximo, da dificuldade de não pensar. Partid do zero, para recomeçar uma vida.

Recomeça-se todos os dias, fere-se todos dias, cura-se todas as noites.

Eu me lembro de cheiros, sonhos, cores. Eu me lembro de uma música estranha, e de um lenço colorido, quando você jogou no rosto e transformou seu olhar em uma coisa mil vezes mais misteriosa. O mistério excita. Qualquer um é capaz de arrancar as nossas roupas, mas quem será capaz de desnudar as nossas almas?

Eu me recordo de um par de mãos experientes, que já me conduziam pelos caminhos da felicidade plena. Um sentimento intenso me dava a ilusão de eternidade. Jamais confundiria tanta sensualidade com sexualidade, porque estava já mais conectada ao amor.

Eu me lembro bem de árvores, um ventinho gelado, eu sem blusa, e você vestida em mim, me abraçando, me protengendo, me dando a entender que valia a pena. Carpe Diem, carpe diem!

Eu me lembro de um perfume doce, um baton reluzente, uma música alta. Sabia mais do que você, de tudo o que aconteceria naquele dia. Parece que sempre fui capaz de prever os seus ires e vires. Ali você iria por um bom tempo. Ah matreira, foge por medo de não me machucar, não se machucar.

Recordo com ardor de um tempo escuro, como se a memória tivesse sido apagada. Eu via em cada esquina uma possibilidade de vestir na saudade, a imagem sólida da sua pessoa. A cidade é maior ainda quando se tem saudade. A distância parece quase que intransponível. Saudade. Saudade é um bicho que dói.

Por um tempo se esquece das coisas importantes, e aí acabamos por nos conformar com qualquer coisa que nos lembre dos tempos de alegria. Vamos construindo em cada qual um pouco do que tanto queríamos.

Eu me lembro de cartas, de encontros e desencontros, lembro-me bem de esperanças vazias, e de decepções tão cheias de amargura! Quanto maior o amor, maior a queda. Mas amor com queda não é amor de verdade. Aprende-se a cair, e depois agradece-se com as mãos para o céu: "Obrigado meu pai do céu!"

Lança-se saudade de norte a sul em qualquer canto ou possibilidade que esta vida nos dê. O rio ainda corre, a vida ainda flui em qualquer órbita desse universo. A impressão é de que tudo para. Saudade dói, saudade destrói. Saudade é a palavra de confirmação: "amo você".

Quantas lembranças mais carrega um coração vazio? Pois eu lembro de um reencontro, e de uma pedra, de árvores, de um rio. Uma estrada longa. Da sua raiva, da sua vontade de fugir.

Eu me lembro de cheiros, de perfumes, e de uma luz baixa e exótica. Um calor estranho. Lembro de ter saído do lugar, de ter me desconectado de mim, ou de me ter misturado em você.
Não me lembro de nada. Não penso em nada.

Debaixo da árvore, sobre uma pedra, ao pé do rio, o pensamento não flui. Apenas a vida.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.