Pular para o conteúdo principal

Você se lembra disso? Eu sim!

Eu me lembro bem. Era mais ou menos em agosto, do ano de 1997. Eu tinha 14, você tinha 12. Como essa época ficou marcada em nós. Eu me lembro bem que o professor Isac te pôs para fora da sala por causa das suas curiosidades ousadas. A indagação infantil vira uma arma fatal aos ouvidos de um adulto convicto e esclarecido: "Professor, mas na bíblia Jesus não disse que o único que pode falar com Deus é ele mesmo?" "Professor, não está errado acreditar em Santa Maria sendo que Jesus é o único que pode falar com Deus?" "Professor, Jesus não disse que ele era o único que pode nos levar até Deus?"... e você não parava, cada vez mais fazia perguntas. Eu ri, porque achei muito engraçadinha toda aquela sua curiosidade inocente. Em todos os anos de escola que convivemos, parecia a primeira vez em que você se interessava por algum assunto. Mas acho que eu fui a única que percebeu isso, porque em questão de 4 ou 5 perguntas a paciência do professor se esgotou, e você foi retirado da sala por indisciplina.

Sabe que há almas que se conectam e nunca mais se desligam umas das outras? Se você ri, eu rio, se você chora eu choro, se você quer, eu quero em dobro. Eu sempre quis em dobro meu amigo. E sabe que naquela hora em que você chorou pela humilhação, eu chorei junto. Fiz pirraça e fiz de tudo para ir pra fora da sala também. Chamei o professor de velho babão e de cabeça de ovo, porque ele tinha uma cabeça que parecia um ovo. E ainda aqueles óculos enormes davam a ele aquela expressão estúpida e amedrontada. Eu tinha pena dele, porque não conseguia conquistar o respeito de ninguém com aquela convicção religiosa. E eu consegui ser expulsa da sala, você mal poderia imaginar a minha alegria por ter dividido aquele momento de rebeldia contigo! Saí da sala ao som dos gritos amistosos de nossos colegas "hmmm se doeu pelo namoradinho" ou o típico (e meu favorito) "tá namorando! tá namorando!". O que pra você era motivo de terror por causa da sua timidez, pra mim era a razão maior de meu regojizo. Eu sempre quis em dobro.

Eu saí e não fui até a sala da diretoria conforme seria a regra, e achei que você estivesse lá. Fingi que passava mal e fui para o banheiro correndo com tanta rapidez que a monitora não pode me alcançar. Subi o primeiro lance de escadas, e depois o segundo, e já estava no pátio antigo da escola. Fui correndo em direção a quadra e para a minha surpresa, você estava escondido mal escondido debaixo da nossa árvore. Ah, aqueles olhos azuis. Um momento qualquer em um texto pode ser idealizado da maneira como bem quer a autora. Eu sou a autora, e eu te idealizo. Aqueles olhos azuis marejados, eu me perdia neles meu amigo, me perdia com muita facilidade. O seu olhar de espanto por me ver, eu me perderia nele para sempre:

- Você também foi expulsa?

- Fui. - sorriso

- O que você fez?

- Chamei o professor de cabeça de ovo e de velho babão.

Gargalhadas. Você riu porque achou graça, mas eu, foi mais de alívio por te ver.

- E você não foi pra sala da dona Teca?

- Não, eu fugi.

- Eu também fugi. Não quero tomar advertência, meu pai me bate.

- O meu também.

Meu pai nunca sequer encostou a mão em mim. Mas qualquer desculpa era válida para um momento como aquele não é?

- Eu fiz algo errado?

- Nada.

- Por que ele me colocou pra fora?

- Não sei.

- Eu estava gostando da aula.

- Eu sei.

- E agora?

- Eu não sei. - riso.

Sua cara em que tentava procurar por alguma palavra pra me agradar. Palavras eram insuficientes meu querido. Você se lembra disso? Talvez só hoje consiga se lembrar. O menino demora mais pra virar homem. Mas você era um homenzinho tão sincero. Era tudo uma questão de tempo para estarmos prontos um para o outro.

- E agora?

- Eu não sei. Acho que meus pais vão saber e meu pai vai me bater depois.

- Você tá com medo?

- Tô. Meu pai quando bate deixa marca. Lembra? Eu te mostrei outro dia.

Um silêncio reinou. Bateu um vento fresco. Ainda não falei do clima daquele dia, mas era o clima do mês de agosto. Você se sentia injustiçado quando diziam que agosto era o mês do desgosto. Sim, até isso era motivo para se sentir perseguido, porque você nasceu em agosto. Você nasceu a gosto dos seus pais, e trouxe muita alegria pra mim. Quisera eu ter um desgosto assim em todos os momentos da minha vida. Eu disse vento fresco? Não, era um vento frio, geladinho, como aqueles ventos de inverno. O tempo estava geladinho, e você só usava a camisetinha pólo do uniforme da escola, a sua calça bem maior que você, e o seu tênis preto, sempre o mesmo tênis preto. Você nunca usava mais de um calçado, sempre esperava inutilizar um para trocar por outro. Vestir-se bem nunca foi o seu forte. Mas você se vestia com sinceridade, e isso é apaixonante. A árvore tinha as folhas ainda verdes, mas muitas já tinham caído pelo chão, e o concreto da quadra estava repleto daquele verde. Um monte de bolinhas, algumas formiguinhas andando pra lá e pra cá, e dando coceirinhas onde estávamos sentados. Você tinha mania de pegar uma folha e dobrá-la, quebrá-la em mil pedacinhos, pra depois jogar de volta no chão, como mil estrelinhas em pó. Depois cheirava os dedos pra sentir o aroma da folhagem, e escolhia a próxima. Distraidamente...

- Ainda tá com medo?

- Tô sim, bem mais.

- Então segura minha mão.

E eu tomei a sua mão sem que você pudesse responder. Aquilo foi tão íntimo. Senti que podia confiar em você, e sua mãozinha pequena e delicada, seus dedos finos e macios, tímidos, sujos por causa das folhas, rolaram entre os meus, e foi em questão de tempo que sua mão começou a suar. A minha também, no mesmo momento em que eu perdia a noção dos sentidos e sentia o coração bater mais forte.

- Tá com frio?

- Um pouco.

- Chega mais pertinho.

- Não precisa - a sua automática e inevitável negação. Você tinha mania de negar tudo, até mesmo aquilo que mais precisava. Você precisava de mim!

- Chega aqui vai?

- Não não, obrigado - com a risadinha tímida. Ah, a sua aflição por estar acuado em mim era o meu maior prestígio. E foi quando a segurança aumentou, e eu que cheguei perto de você, deitando minha cabeça no seu ombro. Você ficou com o corpo inteiro endurecido, como se a minha alma tivesse sugado a sua para dentro de mim. Estático, imóvel, o excesso da vergonha lhe roubou a reação. Em cada passo eu entrava na sua trilha, mas resolvi pular de vez a sua muralha, e te encontrar sem defesa, para que eu pudesse te proteger.

Quanto tempo tinha se passado? Cinco minutos? Dez minutos? Uma eternidade? Há momentos em que o tempo não se mede. O tempo não foi feito para ser medido. O tempo sequer existe, e toma ainda menos significado em situações assim.

O diálogo que nunca existiu entre nós cessou. Se dialogávamos, era porque as nossas almas se reconheciam, mas nunca houve conversa. Houveram sensações. Eu senti, você sentiu, e foi quando o seu suorzinho adolescente encantou o meu olfato. Eu dei um beijo no seu rosto, estalado, e para minha surpresa.

- Li, obrigado por ter vindo aqui.

- Eu sabia que você estaria aqui.

E para minha surpresa, a maior lembrança de minha vida, a mais intensa, por ter sido a primeira, a mais intensa, por ter sido a única vez em que eu senti aquilo. Eu percebi que naquele momento, queria você comigo para sempre. Seus olhos encontraram os meus. Ah, eu me perco nesse olhar azul e profundo. Até onde vai e de onde vem? Eu mal consigo imaginar. Olhos nos olhos, respiração sincronizada, batimentos cardíacos organizados, sua mão na minha, seu pensamento no meu, sua alma na minha! Seus lábios...

Faltavam poucos centímetros apenas, poucos centímetros. Quando a amizade avança um estágio, quando a amizade descobre o caminho mais terno e verdadeiro... Por poucos centímetros, você se lembra? Eu me lembro. Você se lembra do susto?

- Psiu! Ei vocês dois! Por que vocês não estão na sala? Já pra sala, vamos! Indo pra sala agora. Eu vou chamar a dona Teca e a dona Maria!

Que engraçado! O seu olhar de espanto! Você tinha um olhar diferente pra cada momento da sua vida. Eu sabia todos eles de cor. Você levantou rápido e ficou gaguejando, enquanto eu ria. Foi engraçado. Foi terno. Foi intenso. Fomos para a sala.

Terminei o dia daquela aula mais distraída do que você. Não respondi a chamada, esqueci um caderno debaixo da carteira, não entreguei o trabalho de geografia. E quando o sinal bateu, eu me esqueci de esperar por meus pais na porta da escola.

Quando saímos da sala, e já era meio-dia, estava escuro, porque parecia que ia chover. Uma garoinha fina foi começando. Eu não te esperei como de costume. Fui correndo de propósito, porque eu queria ver se você viria atrás de mim. E para a minha nova surpresa, você veio, no seu jeito desengonçado, tímido e gracioso. Mas eu prossegui, sem te esperar. Ia correndo subindo a rua da escola, indo para casa a pé, quando ouvi o grito da minha mãe. Fiz um "ah" de surpresa, e fui ao encontro dela que já me dava bronca "onde você ia menina? Esqueceu que eu venho te buscar todo dia?" Esqueci mãe, esqueci completamente. Para aquele dia eu só teria lembrança para uma única coisa, uma única pessoa.

Você não me viu, mas quando eu ia saindo no carro, e na hora em que aquela chuvinha fina foi engrossando, eu te vi correndo e olhando para os lados, até que você me encontrou. Eu virei o rosto e fui fingindo que conversava alguma coisa com a minha mãe. Então você baixou os olhos e desceu em direção ao seu ponto de ônibus, correndo da chuva. Sozinho.


Quando cheguei em casa, escrevi sobre aquele dia e guardei, porque esperava um dia te mostrar, pra você saber o que eu senti. Você se lembra? Eu me lembro meu amigo, e eu nunca vou esquecer.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.