Pular para o conteúdo principal
Ser uma pessoa amarga e infeliz não significa necessariamente eternidade. O idealismo da vida moderna: fuja da tristeza e agarre a felicidade.

Ambas são coisas efêmeras e em nada tem a ver com aquilo que é muito mais importante que as duas: o equilíbrio interior.

O problema da escrita, ou da palavra, é que ela fica. Se você se despedir com sorriso ou com lágrimas, é a última imagem que vai ficar, tudo porque temos preguiça de pensar um pouco além, tudo porque o que mais vale é a impressão que causam em nós, e não a impressão que poderíamos ter deixado no outro.

Ter senso crítico e ser amargo não tem relação alguma e nunca teve. Mas ter senso crítico e sentir amargor pelo que te despertou a realidade é só um sinal de que você é humano, e de que você sente dor. Isso é um sinal ainda mais positivo, o de que você tem empatia e sofre porque o seu semelhante também sofre (até certo ponto). Ou isso pode ser um indício também de que na verdade o seu senso crítico está todo distorcido e você só está triste porque o mundo real está muito distante do seu mundo ideal.

E do pior de tudo, ninguém é obrigado a conviver com a tristeza alheia, mas quem é que está pedindo? Se você é incapaz de ser mais forte do que o amargor à sua volta, ignore-o. Mas não desfaça o humano que tem sua maneira própria de superar a si mesmo, pois a tristeza é um sentimento humano, e cedo ou tarde, com o qual é importante aprender a lidar.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.