Pular para o conteúdo principal
Eu queria ter um motivo para chorar, mas eu acho que não tenho. Eu choro, constantemente, e quase que diariamente. Eu choro pelos cantos, ou debaixo da coberta, ou no chuveiro. Eu choro porque o choro vem, mas eu não sei porque ele vem, mas depois bate um sentimento de culpa. Por que estou chorando? Eu não estou doente, não tenho uma forca financeira ao redor do meu pescoço, minha família tem saúde, eu também tenho saúde. Eu me cerco de pessoas que tem verdadeiros problemas, doenças, perderam entes queridos, e eu aqui, com a vida intacta, chorando, triste, jogado pelos cantos.

Mas algo me acontece, uma pressão muito forte, algo dentro de mim que me diz que eu devo continuar, devo seguir. Algo em mim me impulsiona e diz que mesmo fraco, eu devo continuar andando. Mas não é algo motivacional, é apenas um sentimento de culpa e vergonha.

Eu não sei mais como explicar para as pessoas uma coisa muito simples de se entender, se mudarmos o objeto de análise: eu não sinto mais prazer na vida.

Trocando 'vida' por 'alimento', eu jamais forçaria um prato desagradável goela abaixo de uma pessoa. E em condições que só houvesse aquele prato desagradável, a pessoa não se sentiria bem em ter que depender daquilo para se alimentar, não haveria prazer. Pois bem, comigo é assim, com a vida inteira.

Eu não toco baixo ou piano faz meses, eu não leio uma linha de um livro faz meses. Eu não ouço mais música, algo que era tão necessário pra mim, mas é como se todas elas fossem iguais, e é como se as pessoas estivessem sempre falando das mesmas coisas que eu já cansei de saber. Não vejo mais filmes, os filmes tem se repetido também nos temas: sim, nosso mundo é caótico e é possível que estejamos em direção a um perfil apocalíptico de vida e sociedade, mas isso só tem sentido no mundo humano mesmo, porque o planeta vai continuar aí. Os filmes tem sido uma constante propaganda dos medos da humanidade, e eu já estou farto de sentir medo. Essa parece mesmo a geração do medo e do pavor, a geração da insegurança e dúvida quanto ao futuro. Eu já nem penso mais no futuro, pra mim está bem claro, ele não existe.

Por falar em não existir, muitas coisas não existem mais pra mim: não existe Deus, não existe fé, nem doutrina, não existe lealdade ou honra, não existe companheirismo, não existe confiança. O medo tem nos mostrado uma faceta horrenda, a de que somos realmente seres mesquinhos e egoístas, e quando estamos acuados, deixamos tudo e todos pra trás pensando apenas no nosso próprio bem-estar. Essa mentira propagada de que, por estarmos vivendo em uma geração egoísta, não precisamos de ninguém além de nós mesmos para sermos felizes. Isso é muito conveniente até o momento em que nos sentimos tão vazios por dentro que vamos em busca de alguém para preenchê-lo, até o ponto em que vamos nos sentir auto suficientes de novo.

Essas ideias que caem na moda e que as pessoas se acercam sem ao menos questionar suas validades, sem ao menos questionar a consequência e impacto que elas terão no nosso dia a dia. Fui vítima disso em incontáveis vezes, uma independência falsa que é nada mais do que disfarçada pelo medo de amar outra pessoa. Amor é entrega e reciprocidade, coisas que tem muita relação em abrir mão de parte da nossa própria liberdade em alguns momentos. Numa geração em que a liberdade é a maior das propagandas, as duas coisas parecem não coexistir mais. Eu acredito no amor, ainda, talvez, mas mais porque eu sei no quanto isso ainda existe dentro de mim. Talvez, em breve, quando eu parar de acreditar, eu finalmente tenha desatado o último nó que ainda me agarra a este lugar. Algo em mim ainda insiste, e eu odeio isso, porque eu quero de verdade poder desistir de tudo e finalmente descansar.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.