Pular para o conteúdo principal

Depressão - Parte 1 (2014)

Decidi hoje começar uma série sobre meu histórico de depressão.

Talvez como forma de terapia, ou como uma tentativa de elucidar ainda mais, com exemplos reais (a partir da minha perspectiva parcial) das situações que me trouxeram até onde estou hoje.

Decidi escrever estes relatos da forma mais direta e menos subjetiva possível, porque eu tenho um vício em subjetividade, mesmo que uma subjetividade pobre e repetitiva, eu sei disso, porque tenho medo de mostrar a minha vida como ela é de fato é.

Estes medos variam por diversas razões diferentes, e uma das maiores é a de não ser injusto com ninguém. Eu não gosto de me fazer de vítima. Mesmo que, para quem me conhece, isso pareça algo totalmente incongruente com o dia a dia, porque quando eu falo sobre o que me dói, a minha tendência é sempre me colocar como a vítima da situação, mas dentro de mim, eu depois me condeno por isso, porque eu me excluo da minha própria responsabilidade de ter causado essa dor em mim mesmo. 

Este texto também não vai abordar uma explicação técnica de um psiquiatra ou psicólogo do que é depressão (tanto que eu sou professor de inglês), mas sim uma descrição de uma pessoa que vivencia isso em primeira mão.

E por fim, vou tentar descrever os relatos da forma menos injusta possível, pois como todos sabem, uma mesma história pode ter diversas maneiras de serem contadas, e a que descreverei aqui, será contada pela minha visão das coisas, muito pobre, muito parcial, e totalmente filtrada pela lente de alguém que ainda sofre desse problema. Aos envolvidos nos relatos da minha vida, eu peço desculpas se em algum momento eu parecer acusador ou vitimista, e deixo aqui a licença muito aberta para que haja comentários (se alguém de fato ler) para mostrar o outro lado da história.
========================================================================

Eu sempre fui uma pessoa contida, e uma pessoa que dificilmente sorri pelas coisas que a maioria das pessoas sorri. Há pessoas que carregam uma simplicidade e um gosto pela vida tão grande que acordar num dia ensolarado (como o que está hoje) já é o suficiente para encher o coração de vontade de viver.

Eu tenho dificuldades em sentir as mesmas coisas que todo mundo sente, e até onde sei, parece que sempre fui assim, mas não sei dizer ao certo se eu cresci assim, ou se fui enclausurado por algum motivo.

Mas a primeira vez em que eu me toquei de que algo estava clinicamente errado comigo foi em 2014, alguns meses após a minha separação da minha ex-companheira.

Namorei uma moça cinco anos e meio mais velha que eu, e para mim, ela era uma grande referência. Aprendi muito com ela, principalmente sobre como não ser um homem machista e patriarcal. Talvez eu não tivesse aprendido o suficiente, mas toda a minha visão do que é o feminismo, como uma luta de liberdade e igualdade da mulher (descrevi muito a grosso modo, sei) veio dela. E isso veio muito mais como ação do que como discurso mesmo, aprendi, no dia a dia, a perceber todos os meus comportamentos e falas em que isso estava incutido, e com ela desenvolvi uma consciência social muito grande. Tínhamos uma relação muito saudável de companheirismo, mas olhando para trás hoje, eu percebo que a minha imaturidade pode ter feito com que ela se visse obrigada a consentir com muitas coisas que não a agradava apenas para conciliar-se comigo de forma harmônica.

Porém, por razões e erros cometidos por nós dois, nos separamos em Julho de 2014. E até então, veio aquele vazio e estranheza de voltar ao mundo real depois de tantos anos acostumado com uma pessoa que me ajudou a construir um mundo só nosso. Aquele mundo, dentre os diversos mundos que aprendemos a construir, não existia mais.

Para ocupar minha mente, decidi naquele mesmo semestre começar um curso de inglês para concluir meus estudos e tirar meu certificado de proficiência (o CPE). Em uma das atividades deveríamos escrever uns artigos com tema proposto pela professora, e foi aí que eu percebi que havia algo de errado.

Pelo próprio blog nota-se que eu adoro escrever, é um exercício e uma terapia para mim. Mas naquela época, naquele momento específico, eu me senti travado. Eu sentava para pensar sobre o assunto, tentava ler os textos de referência, e minha mente simplesmente se recusava a se concentrar. O texto começava a perder o sentido e a dificuldade de absorver algo tão direto e simples fazia com que eu me sentisse fracassado e perdido. Esse foi um alarme muito forte, e decidi conversar com a professora. Disse a ela que não conseguia fazer a tarefa, não me sentia capaz e queria deixar o curso.

A professora me fez algumas perguntas sobre o que acontecia quando eu tentava escrever, e eu descrevi exatamente isso: não consigo me concentrar, o texto parece muito complicado e o tema também. A partir dali, eu comecei a pesquisar sobre o que causava falta de concentração, e buscar atividades e exercícios para melhorar aquilo, e foi quando esbarrei com um artigo sobre depressão. Fui procurar ajuda com uma psicóloga com quem eu já havia feito terapia anos antes, a pedido da minha ex-companheira, para lidar com outras questões que nada tinha a ver com depressão. Era o que eu acreditava até aquela época.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.