Pular para o conteúdo principal
Eu vou acabar apagando esse texto mais pra frente. Eu sei que ninguém lê, só eu, mas eu preciso disso, dessa ilusão momentânea. Não, não quero mais me iludir. O inferno emocional em que eu me encontro agora, e a minha insistência de permanecer nele, é porque eu preciso suportar, pra me fortalecer. Dói agora, dói demais, e eu sei todos os motivos. Eu não preciso e nem precisarei jogar alguém no meu lugar pra que eu sinta um alívio momentâneo. Eu não vou precisar sacrificar um bode expiatório para os problemas que eu mesmo causei, apenas para que eu tenha um respiro temporário. Não subirei nas costas de ninguém, pra que assim eu atinja uma superfície falsa, e diga a mim mesmo: "estou assim por sua culpa". Não, de forma alguma. Estou assim por culpa minha mesmo, por permissões indevidas, por abrir as portas e deixar que qualquer coisa entre. Por uma falta de cuidado que um dia já tive, de selecionar melhor as coisas.

Eu sinto raiva, mágoa, dor, e tão cedo, eu me vejo no maldito erro da auto piedade. E sinto mais raiva ainda, porque eu odeio sentir pena de mim mesmo, e odeio que façam o mesmo comigo. Eu sei quem eu sou, eu me conheço, eu me vejo jogado ao chão, destruído, doloroso, cansado, até mesmo chorando, e eu grito, de fora "Levanta porra, levanta! Sai daí Matheus, sai daí! Ninguém vai tirar você daí, ninguém, não existe ninguém que vai te ajudar!".

Esse mito da solidão romântica é o que tivemos que abraçar pra não nos destruirmos totalmente nesse mundo repleto de pessoas egoístas e narcisistas preocupadas apenas com o seu próprio prazer. É preciso reaprender a sobreviver numa sociedade que de repente passou a recontar sua vida, emparelhando ilusão com realidade, pelas fotografias e recortes de uma rede social. E minha forma de sobreviver é sempre a mesma: reclusão. Reclusão e ressentimento por essa sociedade maldita. Mas ora, o que digo de falso para minha própria redenção, eu faço parte dela! Não há o que ser feito.

No entanto é isso por momento, eu sou apenas eu, e só eu, o auge de um egocentrismo onde, eu peço perdão aos que me amam e se preocupam, eu preciso me ocupar de mim para cuidar de mim, e aprender a conviver com estes fantasmas.

A dificuldade de lidar com o que não existe em uma civilização cheia de ignorância, quando vê apenas o que está na sua frente, embora seja a sociedade mais iludida com mentiras de uma religião, pois para todo problema parece existir uma solução fácil, rápida e instantânea. Mas não é assim que as coisas funcionam.

Preciso até mesmo parar de questionar em mim mesmo o sentido de vivenciar tamanha dor por confiar e depois me desiludir demais. Anos e anos de negligência com a realidade, com a minha realidade, trouxeram-me até aqui. 

Este é meu mundo, esta é a minha vida, e como a todos que também se recolhem em suas próprias reclusões, dar-me-ei ao direito de de recolher-me à minha, e viver apenas aquilo que eu sentir que precisa ser vivido.


...
Apenas, por favor, fique bem, fique bem logo.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.