Pular para o conteúdo principal

Depressão - Digressão 2

Estava pensando sobre essa ideia de que a depressão é uma doença social, pode estar ligada à toda dinâmica de relações entre as pessoas.

Normalmente uma pessoa torna-se atraente e interessante para outras, não só no sentido sexual, por causa de seus atributos e costumes. Procuramos sempre por pares, por pontos de identificação. Buscamos também pessoas que possam nos acrescentar como seres humanos, afim de prosperar dentro da nossa comunidade. É uma ideia bastante primitiva.

Uma pessoa normal começa o seu dia em busca dos seus afazeres. Estes afazeres estão atrelados aos seus objetivos pessoais, uma profissão ou estudo. A partir desses afazeres temos como resultado algum tipo de produção, uma das maneiras usadas para comunicar nossas ideias e emoções. Estas ideias podem coincidir com as ideias e emoções de outras pessoas, e aqui temos um ponto de identificação entre pares, formando uma relação.

Parte da depressão tem a ver com isolamento social, quando a pessoa sente uma dificuldade muito grande de se conectar com alguém. Um exemplo dessa dificuldade é a ansiedade por querer alguém por perto, e sempre buscar uma forma de chamar atenção para si, muitas vezes de forma destrutiva, para despertar um sentimento de preocupação e até afetividade. Um comportamento parecido é a Síndrome de Munchausen, pessoas que implicam em si mesmas sintomas para serem hospitalizadas e receberem atenção médica, afim de suprir uma necessidade afetiva.

Imagino por exemplo uma pessoa que consegue manter o foco dos seus objetivos, tornando-se um profissional ou estudante de destaque. Estas pessoas exalam um poder de atração, ainda mais quando tem muito claras o que buscam para si, e a partir desse poder de atração acontece a aproximação de outras pessoas.

Mas quando se tem depressão, não é possível manter o foco em nenhuma tarefa, como se todo o processo de produção e atração social se desmantelasse, e poder de atração diminui.

Existe uma angústia muito grande para quem sofre de depressão quando não é possível manter uma agenda social saudável. Infelizmente (e compreensivelmente) as pessoas do círculo social não tem a paciência necessária para lidar com alguém assim, e logo se afastam, piorando o quadro depressivo, causando um sentimento de abandono e fracasso. Como depressivo, eu tenho consciência que tudo isso é causado pelo meu próprio comportamento de auto sabotagem.

Muitas vezes quando eu marco um compromisso com alguém, conforme o dia e horário vão se aproximando, inexplicavelmente eu fico buscando uma forma de fugir deste compromisso, mesmo sabendo que não ir me fará muito pior. É um mecanismo muito nocivo de defesa, quando na verdade torna-se mais uma agressão. Pode-se fazer isso com todo tipo de relação: quando tornamo-nos pessoas tão complicadas e difíceis de lidar, a ponto de querer afastar todas as pessoas à nossa volta, até mesmo as mais queridas e pacientes. Ou quando buscamos o fim de relacionamentos em justificativas muito pequenas afim de não admitir que o que queremos mesmo é nos afastar daquela pessoa em questão.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.