Pular para o conteúdo principal

Depressão e Narcisismo

Há hoje em dia uma tendência de pessoas se declararem depressivas ou ansiosas, publicamente, alegando a justificativa de que desta forma estarão representando em nome daqueles que não perceberam ainda os sintomas da doença, alertando a sociedade para os comportamentos que podem despertar e agravar o problema. Porém, a forma como isso é feito, essa atitude de "sair do armário" e reconhecer a depressão, isso não me parece de forma alguma uma atitude altruísta. Eu a encaixo, em grande parte, em mais um item da grande coleção do desespero narcisista da nossa época. Não tenho evidências, mas as redes sociais estão aí para quem quiser buscá-las, e como isso é apenas um relato, uma forma de expressar desgostos da minha rotina de pensamento, então não vou me dar ao trabalho de buscá-las. Eu sei que é uma atitude intelectual covarde e preguiçosa, mas não escrevo este texto na posição de criar uma teoria generalista, ditando regras, isso é nada mais do que uma observação, reconhecendo já a grande possibilidade de eu estar completamente equivocado. De qualquer forma, meu blog não é informativo, é um blog de observações pessoais.

Continuando.

Não me espanta que seja esta a intenção, a de chamar a atenção para si a partir de um artifício. Talvez por ainda ser cercada de mistérios e ser vista com certo preconceito, a depressão vem sempre acompanhada de mitos e enganos, por isso, para quem tem depressão (ou faz em si mesmo um diagnóstico), essa doença desperta um ar de singularidade. A intenção, a meu ver, é mostrar-se uma pessoa única, diferenciada, e eu não posso deixar de citar de novo a famosa frase de Andy Warhol sobre o desespero pela notabilidade, a busca pela fama a qualquer custo, mesmo que uma fama local, inventada. E eu odeio Andy Warhol, eu o considero, esteticamente, um artista extremamente superestimado, embora não possa deixar de destacar o brilhantismo da sua proposta. É algo pessoal.

Eu não estranho e não mais me espanto por essa mentalidade de querer usar a doença como uma ferramenta para se diferenciar, porém é ou risível, ou irritantemente estúpido, afinal, seria o mesmo que um europeu da época da peste bubônica se sentisse orgulhos de ser condenado à morte. Ambas são doenças, porém, uma delas ainda aparenta ser invisível às pessoas, provavelmente porque é mais tratada como fetiche do que como um problema a ser investigado.

Ter depressão não torna ninguém especial, trata-se apenas de uma fatalidade social. Como depressivo eu me sinto diretamente afetado e ofendido, pois as pesquisas acerca do problema sofrem ainda com muitos obstáculos na tentativa de catalogar o problema. Temos médicos que receitam remédios para problemas mentais como se fossem analgésicos, provavelmente por razão dos diagnósticos na base do achismo, ou como resultado de uma sociedade animalizada, cada vez mais estúpida emocionalmente, incapaz de lidar com sentimentos tão naturais como a frustração ou a tristeza.

Como narcisista autodiganosticado, termino este desabafo declarando o quanto eu repugno o ser humano narcisista.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.