Pular para o conteúdo principal

Crônicas do Não Saber: 2


No último Sábado a minha namorada esteve aqui com o filho, um menino ainda na primeira infância. Todos aqui parecem ter gostado do garoto, inclusive meus pais. Quando ele chega aqui eu tenho a sensação de que a casa funciona em razão da presença dele, como se todos os cômodos e móveis se dispusessem para o bem da presença dele. Meus pais, cada um a seu modo, ficam animadíssimos. Minha mãe não pouca comentários de ternura com sua voz chorosa de mãe que tem o coração derretido. Meu pai não consegue esconder por trás da usual expressão dura de nordestino trabalhador aquele sorriso de felicidade e paz por causa do menino. Eu suspeito que brote este sentimento neles por causa de uma necessidade biológica de herança genética, e por nenhum dos três filhos, meus irmãos e eu, termos ainda a menor pretensão de oferecer-lhes netos, eles calam essa angústia. Temos uma geração diferente da deles. Se fosse em outra época eles nos cobrariam diariamente tal como um cobrador de dívidas não oficial bate de porta em porta para saber quando iremos pagar os débitos do mercadinho da esquina. Mas no crescente dos anos, diante de tantos protestos mimados e irritadiços da nossa parte "não quero ter filhos", "não quero me casar", "pretendo primeiro investir em mim", essas declarações do coletivo egoísta do meu tempo, então eles preferem reter-se ao silêncio desesperado do que nos vencer pelo cansaço do convencimento. E para fim, somos filhos de dois nordestinos teimosos, e aprendemos por teimosia dura também a seguir o caminho oposto do que nos dizem. Vamos por deboche mesmo, quando nos dizem para não cair no buraco, nós caímos de propósito, para nos machucar, e nos machucando sentimos aquele orgulho destemido de não nos terem ordenado a nada, a dor foi causada pela minha própria escolha, o epíteto da liberdade.

Quando o menino esteve aqui neste Sábado, quase que imediatamente já arrumaram pra ele um balde com brinquedos velhos meus. Eu mal tinha cumprimentado minha namorada, e ouvi um "oi" gritado de costas, porque o menino já estava absorvido pela magia da minha infância. Queria eu ser nostálgico, mas não consigo. Ele estava ali diante de um monte de bonecos de plástico empoeirados, a maioria deles quebrados. Olhei aquilo tudo e senti um pouco de vergonha. Eu fui criado pela sala de casa, pelos livros doutrinadores da escola e pela televisão, esta a minha mais presente companhia. Eu estava à mercê de homens com boa formação sobre o que atinge e dialoga mais com a minha solidão infantil, quais são as imagens que seduzem mais a minha imaginação, e o que se esperava de mim como cidadão: ter amigos, fazer parte da turma, ser considerado o centro do social, ser visto e notado, ser colocado como o centro das atenções. E por teimosia, ao longo dos anos, eu decidi não ser nada disso, era mais fácil, era mais cômodo me reter em mim mesmo, e fugir de toda essa responsabilidade ditada pela minha melhor companhia, a TV, do que mudar toda a minha natureza. Por muitos anos eu me desculpei a ela, à TV. Ao que parece, meus pais e a TV andavam de mãos dadas: minha mãe era a mulher dos negócios, então sabia o qual das minhas roupas. Meu pai já era o homem das boas relações sociais, então ditava meu comportamento.
Diante daquela pilha de brinquedos velhos e quebrados eu vi também um pouco da imagem de uma infância estilhaçada e confusa. Tentei enxergar alguma conexão entre aqueles brinquedos e eu, e sinto como se houvesse um grande abismo ao que eu sou hoje e o que era da minha infância. Parte daqueles brinquedos eram uma cópia muito mal feita do que a vida esperava de mim: nada daquilo parecia vir de uma loja oficial. O boneco dos Power Rangers não vinham da estante de uma loja de shopping, mas sim de uma barraca de feira vendido a um preço descaradamente mais barato. Os bonecos de plástico coloridos eram pequenas estatuetas imóveis e que em muito diferiam dos incríveis bonecos multi articulados que se vendiam nos principais mercados e lojas. Minha família era pobre, então a minha infância, e aqueles brinquedos, eram um reflexo da minha posição social. Para mim era muito claro: a vida da TV não era feita para mim, e a minha infância não seria jamais uma cópia dela. Eu penso quantas crianças vivem a esta margem e qual o número de possibilidades existentes? Pois a TV nos mostra apenas uma: "seja assim!", e as crianças carregam essa responsabilidade emocional adiante, para mais tarde, apontar-nos o nosso problema: veja como está o mundo, como ele é violento, sujo, ruim, economicamente fraudulento e desastroso, e a culpa é sua, é toda sua! Eu não disse para você como você deveria ser desde pequeno? Eu não disse? Você não foi, você não se esforçou pra isso, por isso a culpa do mundo é toda sua! Pois bem, agora você não é mais uma criança, agora você é um adulto, então estes problemas que você causou, eu vou dizer o que fazer: "pense assim!"
Eu me pergunto o que seria de nós se a nossa amiga televisão nos tivesse dito a verdade sobre quem nós realmente somos.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.