Pular para o conteúdo principal

Crônicas do Não Saber: 1

Resultado de imagem para pintura surrealista homem


Eu não compactuo com o lunatismo conspiratório de Olavo de Carvalho, mas eu seria desonesto demais se não desse a ele os créditos por uma parte do meu amadurecimento. Confesso que só realmente dei atenção a ele por causa das gritarias de confissão desesperada de seus opositores na internet, trazendo na figura dele a imagem de um debochado profeta do caos, caso não sigam o que ele tanto tem a alertar.

No prefácio do livro Admirável Mundo Novo, versão da Editora Globo, de 2001, ele fala sobre a condição de saúde de Aldous Huxley, e aqui recrio as próprias palavras de Olavo:

"Símbolo e resumo de sua trajetória vital é a luta de décadas que ele empreendeu contra a cegueira. A doença que aos 17 anos reduziu sua visão a aproximadamente um décimo do normal não foi para ele, como provavelmente o seria para muitos escritores numa era de egocentrismo e autopiedade, ocisão de especulações vãs sobre a maldade do destino."

É até curioso que Olavo tenha escrito desta forma. Ele próprio é um especulador sobre as maldades, mas talvez dos homens, e não do destino. Eu não tenho propriedade nenhuma pra falar de Olavo de Carvalho porque eu conheço tão pouco desse homem, e tão pouco do que ele escreveu, que eu poderia ser injusto. Mas apesar do ensinamento tão meteórico, e que bateu na minha imaturidade de forma tão contundente, eu gostaria de me desculpar Olavo, mas eu não consigo compactuar com suas ideias conspiratórias. Sinto saudades da sua sanidade na forma de descrever a pessoa de um escritor tão consagrado de forma tão cirúrgica.

Mas ei-me aqui, falando de Olavo sem alguma direção. A bem verdade é que eu me via em autopiedade e especulando sobre as maldades do destino porque, não sei bem dizer, alguém não gostou da minha cara ou do meu jeito de me expressar. Não foi algo que fatalmente me tomaria a vida. Quem tomou a vida de mim fui eu mesmo, por ser da geração muito pior do que a autopiedosa e egocêntrica dos baby boom, por ser um milennial.

Quero aqui deixar a ressalva de que combato completamente essa questão sociológica de enquadrar a humanidade nesses cubículos comportamentais que são separados a cada dez anos, mas, não há que se questionar pelo menos que, em parte, temos alguma dificuldade de nos separar do nosso pensamento coletivo.

O meu caso comigo mesmo foi uma batalha contra a minha própria ignorância, e o placar mostra que estou perdendo. Eu li tão poucos livros se comparar com a quantidade dos que leram os autores que eu tanto admiro, e em parte seria porque eu não tinha a mesma chance que eles tiveram? A autopiedade é uma doença tão prejudicial pra alma, vai nos devorando de fora pra dentro, nos tornando completamente aleijados da realidade, então, como dizer que não tive chance? Mas numa guerra contra a ignorância, quem seria meu adversário? Como é possível comungar o que se sabe de uma forma direta e não complexa, sem a busca de vocábulos rebuscados empreitando o estilo para a deriva de um vazio de conformidade. Só para saber, se você passou mais de trinta segundos tentando entender o sentido da última frase, ela não tem sentido algum, pois nem mesmo eu sei o que eu quis dizer com aquilo, embora talvez fique um pouco claro o que eu queira dizer: eu sou um total ignorante ornado de jóias.

Talvez a melhor ilustração seja aquela pessoa cheia de dinheiro mas sem os modos para a riqueza. Nós temos que adotar os maneirismos dos ricos, caso queiramos ser ricos de verdade, do contrário, que tipo de ricos seremos? Então para a aspiração do auge do homem moderno, para o caminho mais feliz do homem comum, para o caminho do rico: aja como um rico, pense como um rico, fale como um rico, mesmo que não seja rico. Aliás, começo a acreditar agora mesmo que para ser rico não precisamos sequer de dinheiro, se já adotarmos a postura de um ser rico. Esta última eu aprendi comigo mesmo.

A jornada para se escrever alguma coisa de valia tem me tornado um sarcástico crônico, mas não posso deixar jamais de citar aqui a todos aqueles a quem me ensinaram alguma coisa para que eu seja o que seja: gostaria de pedir aqui, para que façam uma pausa de alguns segundos para dar o efeito dramático que eu desejo pra esse momento, faça isso por mim, por favor. Obrigado.

A ausência de citações só demonstra o meu completo vazio. Levando a crônica adiante sem um propósito qualquer, a única coisa que tenho é isso: Olavo de Carvalho, autopiedade, ser rico sem ter dinheiro, e a minha completa ignorância.
Está aberta, querido parceiro, a temporada das crônicas da vida sem saber.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.