Pular para o conteúdo principal

Depressão - Digressão 7 - Resolução de 2020

Eu agradeço a consideração por me tornar o centro de todos os seus problemas atuais, mas quando você me chama de abusivo, acredito que, na verdade, você esteja redirecionando pra mim o abuso que você sofreu de outras pessoas, e não consegue canalizar da forma correta, o que te faz parecer uma constante vítima de todos os problemas que você mesmo causa. 

Quando você diz que eu destruí o relacionamento com a sua família, acredito que você esteja tentando justificar a sua incapacidade de enfrentar saudavelmente o tornado de emoções tóxicas em que você se encontra, algo que já existia muito antes que eu surgisse em sua vida, e nós dois sabemos na verdade o quão descarada é essa mentira que você conta para si mesma.

Quando você me chama destas coisas horríveis, eu acho que você está tentando criar em mim um monstro. E para isso eu preciso de um pouco mais de análise. Quando nós passamos por um trauma, temos a tendência de recontar esse trauma da forma mais amena possível para que possamos continuar convivendo com ele. Mas nesse caso, o trauma foi a sua própria incapacidade de manter um relacionamento saudável com qualquer pessoa por qualquer período de tempo. Exclui-se a sua participação negativa no relacionamento, e pronto, você é de novo a vítima da situação. Agora eu só gostaria que você me desse evidências de que fui, de fato, um mau companheiro para você, quando tudo o que aconteceu entre nós, só aconteceu quando existiu o seu consentimento. Jamais te forcei a nada que você não quisesse fazer, e enquanto você mortifica e criminaliza o meu ato, acho que essa acusação é exclusivamente para me machucar, porque apesar de eu ter frustrado a sua expectativa sobre mim, ainda assim eu só quis o seu bem, e só incentivei os seus talentos. Você perde uma excelente oportunidade de amadurecer quando faz isso, e eu ainda acho que não serei a última pessoa a ser criminalizada por causa da sua negação da realidade.

Durante aquele ano de 2018 você sabia o que precisava fazer para ficar bem, mas você não fez. Abandonou suas responsabilidades, deixou tudo desmoronar e sair de controle, se afastou das pessoas voluntariamente, tornou-se isolada, rude, indiferente com os sentimentos das pessoas, evasiva, escapista, tudo isso, porque havia ao seu redor muitas pessoas que tinham muita estima por você, e você mesma tratou de afastá-las. Não me culpe, eu nunca pedi pra que você abandonasse a ninguém, e você mesma sabe disso. Não tente refazer e recontar a história apenas porque você quer um motivo para ter se afastado de mim da forma como se afastou. Eu já passei por isso antes.

Eu nunca fui omisso quanto às verdades sobre certas coisas: quando a vida está em crise, você passa por um período de instabilidade, mas depois tudo se normaliza de novo. Quando você quer impôr limites às pessoas, elas vão reagir negativamente quanto a isso, mas depois passarão a te respeitar, te compreender. Se nesse processo alguém se for da sua vida, esta é uma pessoa pela qual não vale a pena lutar, porque ela não quer a sua amizade, ela quer te usar como trampolim emocional. Também te disse que é loucura esperar a compreensão dos nossos pais sobre as escolhas que fazemos, porque eles são de gerações diferentes. Também te disse que mesmo que haja desentendimentos em casa, isso é só um reflexo de que nossas opiniões estão sendo firmadas conforme crescemos, e que isso é uma forma de questionarmos o mundo ao nosso redor, em outras palavras, isso é um sinal do crescimento da percepção. Usar um bode expiatório por causa de toda essa turbulência é nada mais do que covarde. Usar um bode expiatório porque de repente uma parte da realidade não correspondeu ao que você esperava da vida, é igualmente fugidio.

Não fui eu o abusivo da sua vida, e você sabe disso. Não fui eu a pessoa que diariamente duvidou de você, desconfiou de seus talentos e capacidades, te usou como instrumento de ataque a outras pessoas, invejou sua potência de liberdade e personalidade querendo te enclausurar num caixote conservador. Se muito eu tentei ser o total oposto disso. Sim, no final de tudo eu surtei, e por um momento, fiquei extremamente magoado por sua repentina decisão de mudar completamente de atitude comigo: o afastamento, os tratamentos cínicos e sarcásticos, a falta de carinho, a falta de apessoamento quando falava comigo, uma estratégia típica de quem não tem coragem de assumir a verdade dura e crua para uma pessoa: "eu não te amo mais como te amava antes, por isso acho que devemos terminar." Uma verdade que seria igualmente amarga para mim, mas que ao menos, eu teria muito respeito por você, por ter me dado a chance de ter um encerramento do sentimento, por entender que não foi por algo que eu fiz (e que aliás eu ainda não entendi direito o que foi), mas sim porque seu sentimento morreu, também justificado por coisas que eu fiz. Você teria me dado uma chance de reavaliar meu caráter, minhas ações, meu comportamento, e me ajudado a seguir em frente com uma simples frase honesta. Mas sua covardia é grande demais, por isso tudo o que cerca a sua vida são fantasias atrás de fantasias. Eu não sou contra a fantasia, aliás, até motivei sua imaginação e criatividade, que são inesgotáveis, algo que desperta e muito a minha admiração. Mas quando isso começa a se estender para a forma como você lida com as pessoas, as consequências podem ser muito drásticas para quem se aproxima de você. Não se é jovem para sempre, e as coisas que você faz para os outros, vão te ser cobradas mais tarde. Não pelas mesmas pessoas que você maltratou, mas por você mesma, quando você tiver seus lapsos de lucidez e a sua culpa de consciência. Você pode fortemente se agarrar a uma versão completamente iludida do que aconteceu entre nós, mas uma hora, quando você despertar para o fato de que deixou atrás de si um rastro de mágoa, apenas por medo de ser honesta, isso vai ser um peso muito grande para você. Eu só espero que você seja capaz de lidar com isso e não use como recurso uma atitude que possa te machucar ou te causar mal. É melhor enfrentar as coisas que estão diante de si agora mesmo do que fugir da verdade, do que viver dentro de um delírio que só vai te prejudicar. De qualquer forma, continuo tentando te perdoar por toda a mágoa que você me causou. Você erigiu em mim um castelo lindo e maravilhoso de uma vida que poderia ter sido fantástica para nós dois, e depois, com igual força, destruiu isso com um rancor que eu realmente não consegui compreender, e que foi completamente injustificado. Você não pode tomar minha reação magoada e frustrada como única base para tudo o que pensa de mim hoje. É simplesmente negar todo o esforço que tive para te fazer feliz, apesar de todas as circunstâncias. Negar isso é negar até a si mesma a oportunidade de seguir em frente com tranquilidade e deixar para trás, de vez, esse comportamento errático, tudo porque você tem medo de lidar com seus próprios fantasmas. Hoje em dia já não sei mais o que é verdade e o que é mentira sobre você, e essa é a grave consequência de não conseguir ser honesto com as pessoas.

Eu desejo para este ano que eu possa realmente te perdoar, e seguir em paz com minha vida. E é só isso. É a última vez que escreverei sobre essa situação. Porque eu já não aguento mais esse fantasma que você se tornou e tanto me assombra.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.