Pular para o conteúdo principal

Rainha

A última escrava negra do Brasil foi libertada em 2012. Você sabe o que aconteceu com ela depois?

Saiu com recomendações do senhor, dizendo:

- Você é escrava, mas é como se fosse da minha própria família. Se precisar de qualquer coisa pode vir me pedir ajuda.

Ela saiu da casa de seus senhores, sem rumo, sem saber o que fazer. Tinha sido escrava a vida inteira, então só sabia engomar roupa, botar cozidos no fogão a lenha, ajuntar as galinhas no galinheiro, pegar ovos, bater roupa na pedra, essas coisas de escrava. Andou um pouco diante da Casa Grande, e ficou hesitante, voltou para a casa dos senhores, que observavam tudo da fresta da janela do Estudo da casa.

- Meu senhor, dizia a nobre escrava, meu senhor peço ajuda.

- Pois diga velha livre, dizia o senhor, agora que é livre, te trato de igual pra igual.

- Meu senhor me disse que se eu precisasse de ajuda, podia pedir qualquer coisa.

- Pois peça velha livre, disse o senhor, que era um homem nobre e rico, porém bondoso.

- Meu senhor, quero aprender a ser rainha. Pode me ensinar o segredo de ser rainha como a senhora do senhor?

O senhor de escravos ficou um pouco confuso com o pedido, e disse:

- Mas é preta, e ex-escrava, e velha. Como vou te ensinar a ser rainha nessa altura do campeonato? Peça qualquer outra coisa vai.

A velha não mudou a cara. Olhou pro senhor, e resolvida repetiu.

- Meu senhor me disse que me ajudaria com qualquer coisa. Meu senhor, quero aprender a ser rainha. Pode me ensinar o segredo de ser rainha como a senhora do senhor?

O homem rico coçou a cabeça, com vexame, olhou pra senhora que estava do lado. A senhora era chamada de Serpente da Terra, por causa dos seus olhos cor de mel, e porque se arrastava pela casa com tanta ligeireza e silêncio que parecia uma serpente. Sempre pegava os Fortes Escravos na surpresa de algo errado, e só gritava e gritava depois. Quando resolvia, no outro dia eram só sorrisos. Ela olhou pro marido com seus olhos de serpente, na confidência muda de quem diz "deixa que eu resolvo".

- Velha livre. Vou te ensinar o segredo de ser rainha - disse a Serpente da Terra, e fez uma reverência respeitosa. A velha livre já tinha esboçado um sorriso. - Mas com uma condição - continuou a Serpente da Terra - você vai ter que trabalhar para nós por mais vinte anos.

- Eu trabalho para vocês por mais vinte anos minha senhora.

- E também não vamos te pagar nenhum único centavo - continuou a Serpente da Terra.

O marido arregalou o olho e pediu licença pra falar a sós.

- O que você está fazendo sua mulher maluca?

- Você fique quieto seu frouxo que se não fosse por mim você seria um vendedor de sapatos na feira. Não temos mais criado nem escravo, e não temos dinheiro pra pagar funcionário pra funcionar a casa. Você vai meter a mão na enxada? Então deixa que eu cuido disso.

A Serpente da Terra voltou pra falar com a velha livre, que concordou.

- Sim senhora, vou trabalhar por mais vinte anos para vocês sem receber nada em troca.

- Então estamos combinados.

E foi esse o combinado. Durante os próximos vinte anos a velha livre começou a trabalhar em tudo o que já sabia. Ia buscar água no poço, melhorou os cozidos e aprendeu os assados. Multiplicou as galinhas e ajudava com as vacas, bodes e ovelhas também. Plantou frutas e verduras, e não deixou nada faltar para o conforto dos senhores ricos que antes eram os donos da sua alforria.

Passados os vinte anos, a velha livre chegou aos senhores, um pouco mais velha, e fez a mesma pegunta:

- Meus senhores. Primeiro gostaria de agradecer por esses mais vinte anos de trabalho na sua casa. Agora como prometeram, poderiam me mostrar o segredo para eu me tornar rainha?

O homem ficou sem saber o que fazer, e disse:

- Pergunte a ela - mas sussurrou com a mulher - e agora, como você vai fazer?

- Pode deixar comigo - disse a mulher sussurrante, e virando-se para a velha livre, disse - Pois bem, vou te ensinar o segredo. Você precisa fazer tudo o que eu mandar. E se não conseguir fazer, vai ter que trabalhar para nós por mais vinde anos.

- Entendido senhora. E depois de vinte anos, a senhora me ensinará de novo o segredo para ser rainha?

- Vou sim. Então escute com atenção. Está vendo ali aquele baobá?

- Sim minha senhora.

- Pois bem, suba até o alto dele.

E a velha assim o fez. Subiu até onde pode no alto do baobá.

- Mais alto! - disse a Serpente da Terra, e a velha obedeceu. - Mais alto ainda! - gritou a Serpente da Terra, com sua voz quase desaparecendo no meio do som da ventania.

Lá do alto a velha livre podia ver tudo ao redor. Uma grande cúpula de árvores que se misturavam em cores verdes, amarelas, laranjas, roxas e rosadas. Também conseguia ver flores e os recortes dos rios. Bem ao longe ela via o mar. Conseguia escutar também o som dos pássaros, dos animais carnívros e herbívoros da mata. Ouvia também uma sinfonia experimental de sons de insetos que se misturavam ao som molhado das águas da cachoeira.

- Agora você vai se segurar apenas com a mão direita!

- Você está maluca mulher? Se fizer isso ela pode cair! - disse o marido.

- Fique quieto barriga de geleia!

Lá de baixo eles podiam ver o pontinho minúsculo em farrapos da velha livre que tentava se segurar apenas com a mão direita. Depois de ficar pendurada apenas por uma única mão, ela gritou - e agora?

- Agora solte a mão esquerda também!

- Mulher, você está fora de si! Ela vai cair e se esborrachar no chão ali naquelas pedras, e tudo o que vai sobrar dela é um monte de farrapos mortos ensanguentados.

- Cale-se seu barril de gordura!

E de longe, lá de baixo, eles viam que a velhinha ia se soltando da mão esquerda. Eles seguraram a respiração num suspiro assustado quando viram a velha livre caindo. Mas antes que chegasse ao chão, ela se pendurou com os pés num galho, deu uma pirueta e caiu em cima do baobá de novo, transformada num belo Mico Leão Dourado. O bichinho reluzia amarelo como se fossem mil sóis, e cantava com uma suave melodia de mil folhas batendo ao vento.

- Eu consegui senhora, eu consegui! Agora sou rainha! - gritou a velha, que saiu saltando de galho em galho mata adentro, para nunca mais ser vista.

Inspirado no conto Sennin.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.