Pular para o conteúdo principal

A Porta

Quando despertei num quarto fechado, sem janelas, sem decoração, apenas eu, uma cama, e uma porta,  ouvi a está voz de um arcebispo suntuoso e elegante, que me fazia companhia. Ele era meu único alívio de solidão. Curioso, ele já me alertou:

"O excesso de perguntas é o que leva o homem a loucura. A única resposta que precisamos, está em Nosso Senhor Deus. Todas as perguntas devem partir dele, e todas as respostas levam a ele, pois escrito está que Ele é o Alfa e o Ômega,  portanto tudo veio Dele e  tudo volta a Ele."

Dito isso, o arcebispo suntuoso desapareceu como uma nuvem de poeira, e se sobrou dele alguma coisa, foi o desconforto alérgico na respiração. E como se fosse fruto da minha imaginação,  não mais o escutei.

Mas havia diante de mim aquela porta. Era simples, de madeira, e maçaneta de ferro, lisa, sem ornamentos, sem enfeites, sem detalhes. Apenas uma tábua que separava um espaço do outro, o único obstáculo que me confinada neste pequeno cômodo de 3 x 3.

Não era a ganância ou a luxúria,  ou tão pouco a soberba que me tentavam. Não era a preguiça,  ou a gula. Não era a avareza, e não havendo ninguém além de mim, não era também a Ira. O que me tentavam naquela porta é o oculto oitavo pecado, que se subtrai em todos os outros, que é a curiosidade. 


Porém este é o pecado das sutilezas, que está debaixo dos lençóis de toda história da palavra do nosso Senhor. Antes que a curiosidade fosse atinada, o medo é dado de presente como exemplo.

Eu desejo abrir a porta,  mas sem que ninguém me dissesse, sou povoado por imagens de sofrimento e horror, caras retorcidos em desespero enquanto são queimadas pelo fogo eterno e mutiladas pelo sadismo dos anjos caídos que equivocadamente seguiram o maravilhoso Lúcifer em sua promessa do Paraíso.  E eu via o próprio rei dos demônios se deleitando com meu sofrimento, enquanto três outros demônios me devoravam as entranhas, comigo vivo, num berro de dor e incompreensão, implorando a Deus pelo perdão de ter aberto a porta.

Tão logo, o quarto se abriu em chamas, em dor, em um calor que me azedava o estômago como ácido. Tudo era verde, amarelo, vermelho e vinho, e o cheiro era de podre. Porém vencido pelo medo, ergui o punho e evoquei o Salmo:

O Senhor é meu Pastor e nada me faltará!

Fechei os olhos e abri a porta. Chegando no outro lado,  não havia nada. Apenas um outro cômodo idêntico ao anterior. O arcebispo parecia não se estar ali, e não dava sinal de que ia ter comigo de novo. Sozinho, nunca me senti tão amparado. Meu coração batia suave, e meus olhos enxergavam sem precisar da luz. 

Dando meia volta, notei que neste novo cômodo havia também uma porta, idêntica à anterior, que me conduzia a outro cômodo, com uma porta idêntica à anterior, e assim por diante,  e outro, e outro, e os espaços dos cômodos se ampliavam mais e mais, e o som da minha respiração fazia eco, o ar era mais puro e mais fresco.

Quando cheguei ao que parecia o último cômodo,  percebi o quanto estava velho e cansado, e percebi que havia um outro rapaz, que lembrava a mim mesmo quando era jovem. E a mim disse:

"Senhor, estou sufocado aqui neste cômodo. Quero abrir a porta porém tenho medo."

"Pois não tenha medo menino, mas não devo dizer se deve abrir a porta."

"Como não deve dizer?", disse o rapaz, "Não é o senhor como Deus?"

Refleti por um momento a respeito das palavras do rapaz e disse, despretensioso:

"Devo ser um pouco Deus, um pouco diabo. Não sei se sou pouco mais que homem."

Dito isso, o menino disse que estava sufocado. Medindo o espaço com os olhos, parecia ser de 33 x 33.

"Meu filho acredite,  seu cômodo é bem mais amplo que o meu"

Tomado por um impulso de coragem, o garoto se foi. 

Deitei ali mesmo, e morri ali mesmo, sem mais o receio do que poderia ser, deixei minha alma naquele lugar, me despedi do arcebispo, de Deus, e de Lúcifer, e seguindo adiante, cômodo após cômodo, leve como o ar, um espírito guia do coração dos desafortunados e perdidos.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.