Pular para o conteúdo principal

Meu Tio Mestinho

Uma lembrança carinhosa me aqueceu o coração esta manhã. Eu me lembrei do meu tio José Augusto Costa, o Tio Mestrinho. A gente chama ele carinhosamente de Mestrinho, ou Mestinho, porque ele aprendeu o ofício de sapateiro quando era criança, acho que com o meu avô, o Vô Costinha.

Meu tio cresceu e viveu de sapatos, e durante um tempo veio morar aqui em casa. Eu queria ornar com lembranças inocentes de criança, mas eu acho que absorvi demais do sentimento de incômodo dos meus pais, e por muito tempo isso me envenenou, por muito tempo eu vivi uma mágoa.

Acho que hoje isso finalmente dissipou, afinal, eu era criança, todos nós éramos crianças. Os problemas que aconteceram entre meus pais e ele, eram coisas de adultos, e sinceramente, até hoje eu não sei o que foi. Acho que não importa.

Lembro que meu tio às vezes deixava o cabelo crescer, e ele tinha uma cabeleira encaracolada que deixava o rosto dele bem charmoso. Lembro também que ele tinha um furo no queixo, aquilo era curioso pra mim. Ele dizia que tinham furado com a faca, e eu ficava imaginando.

Meu tio Mestinho é um homem apaixonante, ele tem uma fala forte e intensa, dança muito, é apaixonado pela vida, adora jogar futebol, adora passarinhos, gosta de andar de bicicleta. Ele é um eterno menino, e acho que é por isso que eu me encantava tanto com ele quando era criança, porque ele parecia ser o verdadeiro amigo que eu não tive. O amigo que não faz com que eu sinta vergonha de mim mesmo, o amigo que ajuda eu acreditar que ainda posso, mesmo o mundo me dizendo o contrário.

Nunca vou me esquecer de que foi ele quem me ensinou a jogar futebol com confiança, e de que foi ele quem me ensinou a ter coragem pra enfrentar quem me aborrecia.

Meu tio Mestinho mora hoje em Sergipe, Simão Dias, ele parou de beber e de fumar, o que é muito bom pra saúde dele. Ele já era religioso quando era jovem, mas hoje se dedica muito mais à sua fé, à família, aos netos. Eu queria que estes netos dele soubessem a sorte que tem de ter um avô como meu Tio Mestinho.

Tenho muitas saudades dele e de minha Tia Nira. Se meu tio era o "meninão", minha tia Nira era a adulta que cuidava das coisas.

Meu tio a alegria e o carinho de pai, minha tia a proteção da mãe. Não sei dizer, é como eu via as coisas naquela época, é como eu vejo as coisas hoje.

Como um adulto eu tento me colocar na pele deles, tento sentir o que eles poderiam ter sentido em tantas dificuldades que viveram juntos, com tantas mudanças para o Rio de Janeiro e para São Paulo, vivendo em casas simples, os alugueis, as dívidas, a separação das filhas, as tristezas e golpes que a vida nos dá.

Mas uma coisa que sempre vou me lembrar de meu tio Mestinho é o carinho e amor que ele sempre teve por toda a família.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.