Pular para o conteúdo principal

Depressão - Digressão 8 - O Passado

 Há quem diga que depressão é como se apegar a uma corda do passado e nunca largar, nunca deixar que a carruagem siga sem aquele ponto de referência. Quando eu vejo alguém bem sucedido, automaticamente eu vejo meus pais elogiando aquela pessoa, e é como se eu pudesse ver através dos olhos deles que, na verdade, quem eles gostariam de elogiar seriamos nós. 

Hoje em dia há elogios sim, mas para mim parecem todos muito falsos, vazios, uma tentativa de compensação, de reabrir o que a vida fechou, ou seja, minhas emoções. As coisas são mais complicadas do que isso. Não é o elogio vago e pouco direcionado que vai me fazer acreditar que eles estão tentando me entender quando, logo mais tarde, há uma tentativa de me manipular, de mudar o que eu sou.

Eles são velhos, é o que todo mundo diz. Eles são velhos, eles são seus pais, eles te amam. A todo momento há uma desculpa diferente para que eu tenha que perdoar a constante tentativa de impedir de sermos quem somos. Enquanto escrevo, não falo apenas por mim, mas por meus irmãos também. Cada um de nós reage a seu modo, e isso eu não posso representar por eles, mas a forma como essa manipulação nos afeta também é diferente. Todos nós nos refugiamos, e quando estamos a tanto tempo presos em nossos próprios mundos sem que eles se perguntem o que podem ter feito de errado contra nós, ao invés de tentar nos culpar pela nossa fuga, então quer dizer que existe algo de muito errado.

E é daí talvez que eu tente gastar tanta da minha energia para não me tornar uma pessoa horrorosa e odiável, um ser humano frustrado e infeliz, que tenta vampirizar a vida dos outros.

Eu deveria sentir felicidade pelo sucesso dos meus alunos, sendo eu um professor? Eu não sei dizer. Eu tento pensar que uma vez que o ano termina, o meu trabalho está feito. Eu rejeito essa mentalidade messiânica de que o professor está aí como um salvador. Eu não tenho superpoderes, eu não sei de tudo, eu não sou deus, e não posso corresponder às necessidades de todo mundo. Mas por que então eu sinto como se todo olhar em minha direção fosse um olhar de expectativa tamanha, que só a possibilidade de falhar faz com que eu queira nem mesmo sair de casa. E quantas vezes na vida eu já recebi este olhar: você falhou professor, você não é quem eu preciso. Afinal, então, porque eu deveria salvar a vida de alguém sendo que não pude sequer salvar a minha?

Eu tenho dificuldades de sentir orgulho de outras pessoas sem que haja uma ponta de raiva, e eu sei bem de onde vem essa raiva. Essa raiva vem de falas como:

- Você é um garoto inteligente, mas não se esforça o suficiente.

- Você acha que seus olhos azuis vão ser o suficiente pra te ajudar na vida?

- Sabe quando você vai conseguir passar numa universidade pública? Nunca!

- É muito bonito que você saiba tocar um instrumento musical, mas isso tudo é pura ilusão.

- Para que você quer este livro sendo que já tem livros de geografia e matemática em casa?

- Você está aprendendo japonês? E como é que está o inglês?

Como eu posso sentir orgulho de mim mesmo se não fui ensinado a sentir que qualquer coisa que eu fizesse fosse válida de incentivo? Como eu posso saber o que é ir em busca do que eu quero sendo que a todo momento que eu achava que tinha encontrado meu caminho, eles vinham me colocar em dúvida sobre o que eu queria? Como que eu posso ter a sensação de alívio e paz sendo que até mesmo a minha raiva pessoal é motivo de culpa, porque eu preciso estar feliz o tempo todo pela simples benção de estar vivo?

Por causa disso eu sinto uma vontade muito grande de fazer coisas comigo mesmo que está além do controle de qualquer um. Eu não sinto que a minha vida é mesmo minha até o momento em que eu começo a fazer mal a mim mesmo, até o momento em que eu começo a detestar a tudo e a todos ao meu redor.

Como eu posso me sentir bem, seguro e em paz, sem rancor, sem mágoa, sendo que toda promessa que me foi feita foi quebrada logo em seguida? Sendo que toda vez que me convenceram de que eu podia confiar, eu fui apunhalado e machucado? E como eu posso não me sentir no direito de me proteger e me defender de tudo isso?

Esse mundo é uma mentira completa. Tentam nos abster da nossa capacidade de tudo: eles nos tiram o direito de pensar, de sentir, de ver e ouvir por conta própria. Eles nos tiram até mesmo o nosso direito de nos defender. Eles criminalizam o ódio, a raiva e a indignação. Eles aceitam apenas aquilo que é dócil e obediente. Aquilo que é feliz apenas pelo fato de existir, não importa a condição. Eles nos dão as migalhas e esperam que sejamos gratos por isso. Pois eu não aceito migalhas, e eu não sou grato, eu não estou grato.

Eu não tenho porque sentir gratidão por um mundo que só me machucou, o tempo todo. Como sentir paz sem existir uma compensação pra toda essa injustiça? É simples apenas maltratar alguém e seguir em frente como se nada tivesse acontecido, e ainda isso tudo ser culpa minha? Eu devo me resolver com o meu passado depois de tudo o que me foi causado? O tanto de humilhações, comparações, dúvidas, agressões físicas, verbais e sexuais, tentativas de coerção, chantagem, invasão de privacidade, total negligência e desrespeito à nossa necessidade de ter uma privacidade, total negligência à sensibilidade da vida.

Eu odeio ser assim.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.