Pular para o conteúdo principal

Cancelamento

Se você um dia cancelou alguém, lacrou ou fez parte da destruição de reputações, parabéns, você se deixou levar pelo comportamento de época criado pela pior geração de todos os tempos.

Cancelar é uma cultura da rede social para reprovar publicamente o comportamento de alguma pessoa. Mas para apontar o dedo moral para alguém, sua balança moral deve estar igualmente intacta, e convenhamos, não existe esta coisa no que se trata de pessoas.

A questão não é exigir que a pessoa esteja exígua de moral. Eu sou a favor do refinamento moral, contanto que ele não se torne uma justificativa para a acusação alheia, afinal, ninguém está isento de sua identidade moral, e nós temos as nossas crenças e considerações daquilo que enxergamos como certo ou errado.

Só se exime de moral aquele que sabe perfeitamente que não é capaz de manter coerência na sua própria conduta por muito tempo. Também se abstém da moral quem ainda não tem a coragem de viver sob seus próprios termos, mas neste aspecto eu consigo entender as razões, ainda mais numa sociedade hipócrita como a nossa. Para isso cito um exemplo:

Você é homossexual e não tolera a monogamia. Sua conduta moral não consegue admitir estar com apenas uma pessoa, mas você sabe que viver abertamente dessa forma vai ter o seu grave custo social. Então você se abstém da moral para dizer que está vivendo nos seus próprios termos. Mas você não está se abstendo da moral, você está apenas fazendo parte de outra conduta moral.

Moral e moralismo são coisas diferentes, ao que parece. Eu entendo por moralismo todo comportamento que impõe sua conduta moral a outras pessoas. Essa imposição é barulhenta e bastante incômoda, tal como o cancelamento.

Eu vejo no cancelamento algumas características:

1 - A pessoa não consegue assegurar a própria postura e depende da posição de alguém que ela considera representativamente superior para ter o seu viés de confirmação.

2 - A pessoa é emocionalmente carente e precisa de alguém em quem se espelhar até quando puder dar conta de si mesmo. Talvez isso nunca aconteça.

3 - A pessoa é socialmente covarde e só age quando tem o respaldo de um grupo. O ataque de manadas.

Não é de surpreender o quanto isso tomou conta da política e pautou os debates considerados importantes. Também não é de se surpreender o quanto isso expandiu o reconhecimento de padrões das pessoas, mas de uma forma totalmente equivocada, e despertou um sentimento de paranoia coletiva.

Por causa das redes sociais e do cancelamento, todo mundo acredita estar sendo vigiado. Se você não faz parte do oceano das subcelebridades de internet, não se preocupe, você não está sendo vigiado. Esse sentimento é apenas a sua culpa de querer ser você mesmo, ou talvez seja o sentimento de perseguição por algo mal resolvido e que você ainda acredita ser responsável por isso.

É surpreendente o quão rápido as pessoas se esquecem das coisas. As marcas só ficam no alvo do cancelamento mesmo. É um ajuste coletivo de comportamento aceitável.

A solução mais rápida para isso é sair da rede social. Eu nunca vi esse mesmo tipo de atitude acontecendo quando se está de frente para o problema. Nessa hora voltamos à nossa maravilhosa essência de ignorar, fingir que não está ali, jogar para debaixo do tapete, e mais tarde, fantasiar em nossas cabeças a forma como deveríamos ter agido.


Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.