Pular para o conteúdo principal

7 de Setembro, 4 Anos Atrás

Duplipensar é um clichê da literatura, mas um clichê inquietante e traiçoeiro. Testa nossos limites e nos culpa pela condição de vítima. Duplipensar é revisar a linguagem. Revisar a história abre a possibilidade para novas interpretações dos fatos, mas revisar a linguagem nos torna imunes às sensibilidades.

A traição física é uma coisa pífia, porque para mim, ela é a medida do nosso amor próprio, e feliz é daquele que dela se desfaz tão rápido, porque permite atingir uma compreensão da dimensão da relação humana. A traição física só atinge aos que, tristemente, ainda acreditam na própria fragilidade. Eu lamento por estas pessoas que se agarram com desespero à barca que carrega as promessas de uma vida sem dor. A traição física é a dissolução do orgulho, como pó, e que uma vez sentida, dói, obviamente, mas passa. Mas a pior traição a meu ver é a da fé, mais difícil de suportar, e causa maior instabilidade quanto ao futuro. Causa danos sobre o ser, e por um instante, rompe com nossa percepção do que é verdadeiro e o que não é. A traição da fé é como a derrubada de muros que nos cercam, muros estes que são invisíveis, é um rompimento com o que acreditamos ser real, para termos que, imediatamente, aceitarmos o horror que se apresenta sem aviso aos nossos olhos. Mas há quem chame essa traição de realidade.

Não é possível crer mais que haja apenas um único conceito de realidade. Já está claro para mim que realidade é nada mais que uma palavra para justificar a vontade das pessoas de mais poder sobre as pessoas de menos poder. E para esse nome, realidade, as pessoas de mais poder escrevem as regras que ajustam-se ao que o momento histórico exige. Por agora, realidade é querer que aceitemos a normalização da poligamia, e para isso, como um guarda-roupas cheio de diversidade, temos um cabide para cada explicação: os animais são poligâmicos, logo, a natureza é poligâmica. A lógica desse argumento é a falácia da generalização, porque para torná-lo verdade, é preciso fazer-se acreditar que todo animal de toda espécie é poligâmico, e sabemos que isso não é verdade. Realidade é, talvez, apaziguar o alarde de certos grupos que se recusam a viver sob o estado de barbárie, pois afinal, são fracos, e viver sem estado de barbárie é viver em um estado de fantasias, e por isso, tão logo rompemos nosso contrato com a sensibilidade, e deixamos de nos horrorizar com o sofrimento dos outros. Mas para isso é preciso aceitar, talvez, que os homens não tenham nenhuma outra necessidade que não à fisiológica, e que o exercício intelectual é inútil, como pode ser demonstrado por Daniel Keyes em Flores para Algernon.

Uma pessoa se molda pela dor e pela dúvida, e é a dor e a dúvida que nos traz ao solo, desvencilha ilusões e clareia o pensamento. Lava-nos a mente da sujeira das mentiras que contamos a nós mesmos, iniciadas provavelmente pelos nossos entes mais próximos. Eu aclamo àqueles que desde cedo perceberam o quanto este mundo é violento e inseguro, e que é loucura tentar entendê-lo. Esse é, talvez, o sacrifício religioso que tantas pessoas cristãs esperam que aceitemos, por bem ou por mal, como está escrito no livro deles.

Essa traição revelou muitas coisas sobre a natureza humana. Nesse mundo perverso toda a maldade se transforma em justificativa. A raiva justificada foi chamada de abuso. Indignação foi chamada de loucura. Amor foi chamado de ingenuidade e tristeza foi chamada de fraqueza. Lágrima de dor foi chamada de escândalo e a reclusão foi chamada de covardia. É esse o mundo em que vivemos.

Também chamam à invasão e genocídio de progresso, e chamam a agressão e ofensa de sinceridade. Chamam ao narcisismo e egoísmo de amor próprio, e à covardia chamam de autenticidade. Fatos são chamados de eventos, e eventos são acasos.

Se houve mesmo um momento de genuína raiva, foi o do momento em que fui encubado em uma bolha de mentiras. Já viu uma bolha vista de dentro? Ela distorce o mundo que está fora com cores bonitas e imagens translúcidas. Conseguimos ver um pouco da representação dos feixes da luz do sol. Quando a bolha estoura, o horror é o nosso próprio interior visto de fora pra dentro.

Portanto não me espanta mais a tangente da consciência de querer se livrar de tudo com uma mentira. Não me espanta, não me importa.

Há ainda algo muito verdadeiro sobre a perversidade, de que a nossa moralidade nunca sai intacta e um fantasma nos assombra lembrando-nos do débito que suspende o alívio da alma.

Lembro porque sinto dor. Lembro porque a ferida foi funda e porque não me importo com o passar dos anos, a vida não é lá grande coisa na minha percepção. A vida não é uma fantasia hollywoodiana ou um seriado de streaming. 

Não somos os donos de nossa própria história, porque ela é contada como bem querem os outros.

Que eu seja esquecido e isolado do resto do mundo, como muitos dos que vieram antes de mim o foram.

Não saberão sequer se meu nome é o meu nome, ou se o que escrevi aqui foi mesmo escrito por mim.

Abdiquei da auto indulgência e do devaneio de que tenho papel transformador.

Nada é sagrado e nada é eterno. Verdade é apenas inconveniência que acorda com o lado que estamos do muro, ou se permanecemos sobre ele. Tudo virará esquecimento e excesso, tudo se tornará dúvida ou indiferença. 

Ódio à vida, amo a dúvida. Como ódio aqueles que a ela se apegam estupidamente. Os animais inveterados que se educam apenas para o benefício do próprio entretenimento. Odeio porque sofrer, amo porque prazer.

Cause um colapso social e as pessoas levantarão bandeiras por motivos errados. Dirija um ônibus na praça dos prazeres, e erga as cores da liberdade, igualdade e fraternidade, enquanto ecoa o vazio que isso significa. Cultue a falsa bondade e compadeça-se por benefício de sua própria moralidade, a perspectiva que melhor lhe dá uma aceitação coletiva. Erga a bandeira de eventos pontuais e os tome como verdade. 

A histeria é a maior inimiga da compreensão, e por isso já estamos todos condenados.

Estive prestes a saltar do trampolim, o benevolente salto de fé, que busca iludir a vida com aquilo que chamamos dignidade. E nadando nessas águas estranhas, por horas, dias, até mesmo anos, sequer pude notar a falta de ar. Acostumei a ela, e aprendi a viver sem respirar. Entendi que não preciso de ar para existir, que a consciência e a subconsciência são uma farsa, e que alguém me dá o sinal de que um cartão postal me aguarda na porta de casa.

Nesse cartão há a figura de um anjo sendo o centro das atenções de uma orgia. Diversos homens, mulheres, gatos e até mesmo uma girafa direcionam sua atenção para as necessidades do anjo, e mal eles podem perceber que o anjo, na verdade, os escravizou. E se eu olhar atentamente, essa imagem não é uma figura de tentação e ação, é uma imagem presa ao brocado de um homem moderno que me aperta a mão e me chama de amigo. E enquanto me aperta a mão, a vida se vai de mim, deixa de me acompanhar, e em seu lugar, o mesmo anjo que teve o gozo da imagem, com sua pele branca e macilenta, suada e fria, com o mesmo olhar vazio e inexpressivo de quem sai do ecstaze de um século, dá lugar a uma imensa figura de manto cinza, que solta poeira por baixo dos pés quando anda. Uma poeira que vira rastro, gruda em todas as partes do corpo deixando a pele áspera e pegajosa. 

Falando em século, disseram para mim que o mal do século era a depressão e o câncer. Há ainda algo pior, que é esquecimento.

Há quatro anos atrás nesse mesmo sete de setembro, nessa data em que um homem com diarreia determinou que o país não era mais dos colonizadores, mas dos comerciantes que viviam de dejetos e escravos, nesse mesmo dia segui com a mesma independência. E quem se crê que independência se confunde com a alívio, ilude-se; independência é morte.

Na vida do absolutista o anjo da orgia confunde desejo com manipulação, e recai sobre a tendência de que, ou isso ou aquilo, e do contrário, dai ao mundo o fogo e o tormento. Nada muda depois da independência senão o salitre sabor de que o que houve na verdade, foi uma traição.

A maior verdade está, talvez, em tudo que não se pode explicar. Verdade que não se explica, contempla. Torna o uso da palavra e a verdade se destrói. Portanto fato, megalomania e traição andam de mãos dadas.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.