Pular para o conteúdo principal

PC Siqueira

Foi extremamente triste a morte do PC Siqueira. Nem toda morte é triste. Há mortes que acontecem, e a tristeza fica na saudade, mas nos sentimos felizes por aquela pessoa ter existido. No caso do PC, eu não comentava nos vídeos dele mas sempre o assistia. 

Eu sempre defendi que o PC Siqueira por causa daquele infeliz caso, ele não foi aquilo do que todos o acusavam. PC Siqueira era depressivo, e em quadros graves, quando a doença está fora de controle, o depressivo se torna autodestrutivo, inconsquente, não se permite limites. Isso em todos os aspectos: físico, social, mental, emocional, não importa. A pessoa simplesmente não se importa com mais nada. Eu acredito que naquele comentário o PC já estava tão aquém dos limites do que choca as pessoas que ele foi lá e simplesmente disse. Ele pensou "eu me odeio, minha vida é uma merda, foda-se, eu vou dizer, e foda-se" e ele disse, e aquilo trouxe toda a reviravolta para a vida dele que o colocou nessa rota de loucura e solidão. Esse é o padrão do depressivo, ele quer se destruir de toda forma.

Setembro Amarelo é a coisa mais hiócrita e falsa que já aconteceu nos nossos tempos modernos. Como tudo, é apenas um atestado de bom mocismo da internet. Mas na prática, na hora do vamos ver, as pessoas são o que elas são: elas pegam um cara sensível e vulnerável e o destróem, e depois quando ele se vai, elas celebram como se fosse uma conquista. As pessoas que não sofrem de fato de depressão, que não dependem de medicamentos para fazer coisas simples no dia-a-dia como por exemplo, dobrar o próprio cobertor, ou tomar um banho, elas nunca vão entender. A pessoa que não faz ideia do que é o tormento do silêncio noturno na nossa cabeça, aquela maldita voz, como um fantasma, dizendo o tempo todo que você não merece ser feliz, que você não merece estar em paz... colocar bandeirinha amarela na rede social para pagar de empático não faz de você uma pessoa que entende o que é isso.

E para você que é depressivo, não exponha seu problema na internet. Fique offline. Acredite em mim, as pessoas não se importam, elas riem de você, ou elas chacoteam e diminuem o seu problema. Elas te culpam. É um desgaste que você não precisa viver. Apenas cuide de você e não ligue para os outros. Reduza seu círculo social à apenas às pessoas que realmente entendem pelo que você está passando. E agora usam a internet ganhar engajamento. Foi apenas na morte que todos passaram a dar atenção a uma pessoa que antes estava desesperada por uma companhia.

A morte do PC me pegou de uma forma que eu não imaginava. Não caio na ilusão de acreditar que só porque o Youtuber se propõe a expor sua vida, que de alguma forma essa pessoa se torna um amigo. O PC não era meu amigo, mas ele era íntimo de todos nós pelo tanto que comparitlhou da sua vida. E quanto mais você se expõe, mais vulnerável você fica. Essa vulnerabilidade custou a vida de um cara brilhante que abriu as portas para tudo o que é o Youtube hoje, e ele não sabia que quando decidiu usar o Youtube como forma de terapia, estaria na verdade criando o monstro que levaria sua vida.

Quando se vê uma pessoa na condição dele, é preciso desligar todo julgamento moral. O julgamento moral é muito mais para saciar sua sede de estar certo o tempo todo do que para ajudar a pessoa. Não importa sua opinião para uma pessoa depressiva, apenas diga a ela que tudo vai ficar bem, que você está ali para o que ela precisar, que não importa o que ela fez, nem as escolhas, nem as palavras erradas, nada importa, a vida dela é mais valiosa do que tudo isso.

Se tem algo que eu posso tirar dessa história tão triste é que ao menos agora ele descansou. Quem dera ele pudesse ter alcançado a paz em vida. Faltaram amigos de verdade, mas não faltou amor ou cuidado, como vimos na reação de seus familiares. Mas para o depressivo, nem isso é o suficiente, nada é o suficiente. O PC era um cara legal demais, e ele não merecia esse fim tão triste. De qualquer forma, só tenho a maior de toda gratidão por tantas vezes que ele me fez pensar, como se fosse uma conversa. Ter perto de nós uma pessoa tão inteligente, ainda que com esse humor ácido, é um grande privilégio.

Vai em paz PC.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.