Pular para o conteúdo principal

A Educação Falhou

Um dia um aluno me disse "a educação pública é muito ruim", no que eu respondi "sinto saudades de quando a educação no Brasil era ruim, porque hoje ela é inexistente". Eu não exagero quando digo isso, que a educação falhou.

Não me limito apenas à educação pública. Atuei em diversas frentes educacionais: privada, pública, voluntária, cursos livres, e em todas elas, o cenário mais ou menos se repete, com professores completamente desvalorizados. Numa sociedade que presa e almeja apenas o material como qualidade de vida, o que você ganha também determina o seu prestígio. O ganho pessoal e o mérito financeiro estão acima de valores humanos que, sejamos francos, ninguém se importa hoje em dia.

Não adianta falar de respeito, amor, sócio afetividade, não adianta. Há uma espécie de máquina de moer humanidade em curso nesse mundo, e os jovens foram cooptados por ela. Deram a eles um protagonismo sem ensinar primeiro o senso de responsabilidade e a importância que isso tem para a vida em sociedade, portanto, os ataques recentes não me foram surpresa, porque eu já sabia que eram questão de tempo. Refiro-me à onda de invasões nas escolas: adolescentes e jovens adultos, em diversas partes do Brasil, em dias separados, passaram a invadir escolas de educação infantil e de ensino fundamental, matando outras crianças. Houve um caso em que um garoto de treze anos matou a facadas uma professora idosa. Em outro, dois jovens entraram atirando e matando crianças de 3 a 5 anos de idade. Um cenário de horror, mas um cenário que foi se construindo ao longo destes últimos anos com tanto discurso de ódio e intolerância, e muita gente decidiu ignorar. E não acabou e nem vai acabar tão cedo, esse é só o começo de algo muito pior que parece estar se movendo silenciosamente nos bastidores da sociedade.

E aí de repente uma rede de notícias qualquer dá notoriedade para a escalada de desrespeito que acontece no ambiente escolar, tratam como caso isolado, sendo que é fato que a violência e o desrespeito dos alunos já faz parte do cotidiano de um professor. A violência não é mais caso isolado, já faz muito tempo que virou parte das atribuições. Lembro que em um concurso público para o município de São Paulo eu me deparei com um tema de redação questionando sobre como eu lidaria com um caso específico de violência escolar. Isso já faz parte do nosso dia-a-dia.

Como se não bastasse, a tal família, que se faz acreditar como uma instituição sagrada nesse país, não está envolvida na vida escolar. Os pais não fazem ideia do que os filhos estudam, não abrem os seus cadernos, não olham os seus livros, não os estimulam a fazer perguntas e a serem curiosos. Os filhos viraram meros estorvos que lhes roubaram a juventude. Some-se a isso péssimas políticas públicas de educação sexual, ou a insistência de não tratar do sensível ponto da natalidade do país, no sentido de ao menos fazerem essas pessoas compreenderem o óbvio, de que colocar uma criança no mundo exige muita responsabilidade e sacrifícios. Nossa sociedade está arrasada, e isso não é exagero. O Brasil está na rota da auto destruição faz muito tempo. Aqui não é mais o país tropical abençoado por Deus. Deus não olha para o Brasil faz muito tempo, a menos que Deus seja, como disseram os Racionais, uma nota de cem reais.

Postagens mais visitadas deste blog

Bucolismo

Com tua carroça cheia dos restos da cidade O catador para diante da margem do rio É um rio largo, escuro, mal cheiroso Ele observa o reflexo nas águas, suspira e vai embora: - Esse rio é tipo um abismo. Todo dia passa ali, com tua carroça colorida de catador. A engenharia é uma piada tecnicista Tem uma TV quebrada Num celular, uma antena de carro, só por ironia Um CD de um grupo de Axé que já acabou - o resto de uma alegria do passado - Uma boneca vestida com roupa de mecânico Restos de móveis Restos de roupas Restos de memórias fragmentadas. Ele mira o reflexo nas águas, suspira, e vai embora: - Esse rio aí, é um imenso abismo. Todo dia é a mesma coisa. Do outro lado da margem do mitológico rio:  A vista bucólica de um jardim bem cuidado Casas em seu devido lugar Pessoas em seus devidos lugares É tudo como se fosse um sonho. Ele olha as águas, se vê no fundo distorcido, suspira, pega sua carroça e vai embora - Um dia atravesso o rio. O rio é quase sem fundo e quase sem vida.

O Lago

Caminha entre alamedas tortuosas E a abóbada de bosques sigilosos Adentro a mata o encanto avistai Repousa obliterado o grande lago. E largo encontra em límpido repouso Defronta diante em margem distorcido Silêncio com remanso se emaranha Enigma malcontente insuflado. Atira-lhe uma pedra e de onde em onda Emergirá um monstro adormecido Até que venha o próximo remanso Até que a fenda em sangue desvaneça.

A Praça

Chegando na praça central Ouço os ecos e os rumores De uma vida que parece outra Os risos de andarilhos sem caminho Os caminhos de passos tortuosos O desgaste do que antes fora arte As estátuas sem nome Os nomes nas placas sem história Folhas caídas pelo chão  Os recortes no ar, de galhos retorcidos Ominoso, lugubre e risonho Será que um dia voltarão a florescer? A cada suspiro uma mão distante me acena Miragem ou ilusão, um consolo de memória. Por que tão vazia? Por que tão pouco visitada? Por que assim, remota, esquecida? Cercada de casas sem família Cercada de muretas sem ter o que proteger Nesta praça de ruas que não vão e nem chegam Somente o velho reina Meu filho, diz o vento, é assim mesmo. Quantas vezes soube tu, alguém que guardasse teu nome? A praça tem som de tranquilidade e cheiro de saudade.